11 de Agosto de 2017

Você sabe o que é ITBI?

COMPARTILHAR:

 Entre os diversos tramites legais realizados durante a aquisição de um imóvel existe o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Você sabe do que se trata?

Esse tipo de tributo é cobrado pela prefeitura onde o empreendimento está localizado, sendo necessário que seja pago logo após a concretização do negócio. Todo bem imóvel só se considera transferido efetivamente quando é feito o Registro no Cartório de Imóveis da Comarca. Assim, a propriedade será efetivamente transferida. E para que ocorra esta transferência do bem imóvel, o Cartório de Imóveis irá cobrar a Declaração de Quitação do ITBI.

A depender da cidade, o prazo de pagamento pode variar, sendo comum o vencimento para a quitação do imposto mais ou menos após um mês da conclusão da compra do imóvel. A base do valor do ITBI é calculada sobre o valor de mercado do imóvel e a alíquota, que varia de cada município. A taxa, geralmente, varia entre 2% e 4% aplicados sobre o valor venal ou o valor de venda do imóvel, o que for maior.

Esse imposto é normalmente pago pelo comprador, mas em alguns casos o vendedor fica responsável pelo pagamento do tributo. O que ajuda bastante na hora de decidir finalizar a compra. Pensando em realizar o seu sonho, a Stanza está dando cartório e ITBI grátis na compra de um Vivendas do Pacífico. São apartamentos de 3 quartos a partir de R$ 160 mil. Gosto? Cadastre-se clicando aqui e saiba mais dessa chance única que irá até o dia 30 de agosto. 

Ícone de E-mail

Cadastre-se e receba dicas
e novidades da Stanza